Para quem deseja escrever

A seguir, vou postar uma lista de livros organizada por João Felipe, publicada no site “Ofício Literário”, sobre técnica literária e escrita. A lista está muito bem feita:

“21 Escritores Brasileiros: Uma Viagem entre Mitos e Motes”, Suênio Campos de Lucena

“200 mil situações dramáticas”, Etienne Soriau

“A Análise da Narrativa”, Yves Reuters

“A Arte da Ficção”, John Gardner

“A Arte da Palavra – Como Criar um Estilo Pessoal na Comunicação Escrita”, Gabriel Perissé

“A Arte de Escrever Ensinada em Vinte Lições”, Antoine Albalat

“A Arte de Interpretar Textos”, Marcello Portela

“A Arte de Ler”, Mortimer J. Adler e Charles Van Doren

“A Arte do Romance”, Henry James

“A Arte do Romance”, Milan Kundera

“A Arte Poética”, Nicolas Boileau-Despréaux

“A Ascensão do Romance”, Ian Watt

“A Aventura de Escrever”, Suzanne Lipsett

“A Criação Literária”, Cyro dos Anjos

“A Criação Literária”, Massaud Moisés

“A Crítica Literária no Brasil”, Wilson Martins

“A Difícil Arte de Escrever Fácil”, Ganymédes José

“A Escritura de Clarice Lispector”, Olga de Sá

“A Escrituração da Escrita”, Gilberto Mendonça Teles

“A Expressão do Tempo em Português”, Rodolfo Ilari

“A Ficção e as Imagens da Vida”, William H. Gass

“A Formação do Estilo pela Assimilação dos Autores”, Antoine Albalat

“A Formação do Leitor Literário”, Teresa Colomer

“A Jornada do Escritor”, Christopher Vogler

“A Liberdade de Escrever”, Érico Veríssimo

“A Linguagem Literária”, Domício Proença Filho

“A Literatura e o Leitor: Textos de Estética da Recepção”, Hans Robert Jauss

“A Lógica da Criação Literária”, Kate Hamburger

“A Mulher Escrita”, Lúcia Castello Branco e Ruth Silviano Brandão

“A Música Popular no Romance Brasileiro”, José Ramos Tinhorão

“A Obra Aberta”, Umberto Eco

“A Personagem de Ficção”, Antonio Cândido

“A Poética Clássica”, Longino, Aristóteles e Horácio

“A Política e o Romance”, Irving Howe

“A Prosa Vanguardista na Literatura Brasileira: Oswald de Andrade”, Kenneth David Jackson

“A Razão Narrativa”, Jean-Pierre Faye

“A Recepção Crítica”, Salete de Almeida Cara

“A Sociologia do Romance”, Lucien Goldmann

“A Sombra e a Chama – As Mulheres d’O Tempo e o Vento”, Leila Almeida

“A Técnica da Ficção”, Pierce Lubbock

“A Técnica Literária e seus Problemas”, Carmelo Bonet

“A Teoria do Romance”, Georg Lukacs

“A Tradição Regionalista no Romance Brasileiro”, José Maurício Gomes de Almeida

“A Verdade da Ficção – Crítica do Romance”, Antonio Olinto

“Análise Estrutural da Narrativa”, Gérard Genette e outros

“Antologia do Romance Folhetim (1839 a 1870)”, Tânia Rebelo Costa Serra

“Armadilhas da Sedução – Os Romances de M. Delly”, Maria Teresa Santos Cunha

“As Estruturas Narrativas”, Todorov

“As Fontes da Criação Literária”, Carmelo M. Bonet

“Aspectos do Romance”, E. M. Forster

“Bastidores da Criação Literária”, Philippe Willemart

“Bernard Malamud”, Sidney Richman

“Bovarismo e Romance”, Andrea Saad Hossne

“Breve Manual de Estilo e Romance”, Autran Dourado

“Caminhos do Romance Brasileiro”, John Hernesto Weber

“Clássicos do Romance Brasileiro”, Samira Youssef Campedelli

“Como Analisar Narrativas”, Cândida Vilares Gancho

“Como Aprendi a Escrever”, Máximo Gorki

“Como Contar um Conto”, Gabriel García Márquez

“Como e Por Que Sou Romancista”, José de Alencar

“Como Escrever na Rede”, Leonardo Moura

“Como Escrever Peças de Teatro”, Guilherme de Figueredo

“Como Escrever Textos”, Maria Teresa Serafini

“Como Escrever um Romance de Sucesso”, Albert Zuckerman

“Como Falam os Brasileiros”, Dinah Callou e Yonne Freitas Leite

“Como Falar e Escrever sem Erros Lógicos”, Sebastião Paz

“Como Resolver Problemas de Roteiro”, Syd Field

“Como um Romance”, Daniel Pennac

“Comunicação em Prosa Moderna”, Othon M. Garcia

“Confissões de um Peregrino”, Juan Arias

“Conhecer Hermann Hesse e a sua Obra”, José M. Carandell

“Conhecer Thomas Mann e sua Obra”, Eugenio Trias

“Contar Histórias – Uma Arte sem Idade”, Betty Coelho

“Conversas com Vargas Llosa”, Ricardo A. Setti

“Criação Literária em Érico Veríssimo”, Maria da Glória Bordini

“Da Criação ao Roteiro”, Doc Comparato

“Dashiell Hammett, Uma Vida”, Diane Johnson

“Dez Lições sobre o Romance Inglês no Século XVIII”, Sandra Guardini T. Vasconcelos

“Dicionário de Teoria da Narrativa”, Ana Cristina M. Lopes e Carlos Reis

“Do Mito ao Romance”, Georges Dumezil

“Do Romance”, Emile Zola

“Dramaturgia: a Construção do Personagem”, Renata Pallottini

“É uma Pena! Aventuras de um Roteirista Versátil”, Flávio de Souza

“Eça de Queirós e o Século XIX”, Vianna Moog

“Elementos de Lingüística para o Texto Literário”, Dominique Maingueneau

“Em Busca da Identidade Feminina: Os Romances de Margaret Drabble”, Peonia Viana Guedes

“Encontro com Escritores”, Eduardo Frieiro

“Enredo Romântico, Música ao Fundo”, Aleilton Fonseca

“Entre o Cristal e a Chama: Ensaios sobre o Leitor”, Flavio Carneiro

“Erotismo no Romance Brasileiro”, Edilberto Coutinho

“Escreva seu Livro”, Laura Bacellar

“Escritoras e a Arte da Escrita”, George Plimpton (editor)

“Escritores: 43 Entrevistas da Revista Submarino”, Eduardo Maretti

“Escritores em Ação”, Malcolm Cowley

“Espaço e Romance”, Antonio Dimas

“Estética da Recepção e História da Literatura”, Regina Zilberman

“Estética e Política do Romance Contemporâneo”, Michel Petersen

“Estrutura e Problemas da Obra Literária”, Anatol Rosenfeld

“Estudo de Teoria de Crítica Literária”, Telenia Hill

“Ética da Leitura”, J. Hillis Miller

“Exercícios de Estilo”, Raymond Queneau

“Exercícios do Roteirista”, Syd Field

“Foco Narrativo e Fluxo da Consciência”, Alfredo Leme Coelho de Carvalho

“Folhetim”, Marlyse Meyer

“Fontes da Criação literária”, Carmelo M. Bonet

“Formação da Literatura Brasileira”, Antonio Cândido

“Gênio”, Harold Bloom

“Guerra sem Testemunhas”, Osman Lins

“Guia Prático de Criação Literária”, Moacir C. Lopes

“Hemingway, o Escritor como Artista”, Carlos Baker

“Heroínas do Romance Brasileiro”, Santos Moraes

“Heróis e Vilões no Romance Brasileiro”, Gilberto Freyre

“História Crítica do Romance Brasileiro”, Temístocles Linhares

“História da Literatura Realista (1871-1900)”, Fidelino de Figueiredo

“História do Riso e do Escárnio”, de Georges Minois

“História dos Nossos Gestos”, Luís da Câmara Cascudo

“Imaginando personagens”, Ignes Sodré e A. S. Byatt

“Interpretação e Superinterpretação”, Umberto Eco

“Introdução à Análise da Narrativa”, Benjamin Abdala Júnior

“Introdução à Análise do Romance”, Yves Reuter

“Introdução à Literatura Inglesa”, Jorge Luis Borges

“Introdução ao Mundo do Romance”, Temístocles Linhares

“John dos Passos”, John H. Wrenn

“Jorge Amado: Romance em Tempo de Utopia”, Eduardo de Assis Duarte

“Joyce e Faulkner – O Romance da Vanguarda”, Assis Brasil

“Julgamentos Fictícios (à Luz da Criminologia)”, Oliveira e Silva

“Katherine Anne Porter”, George Hendric

“Leituras do Desejo – O Erotismo no Romance”, Marcelo Magalhães Bulhões

“Manual da Falta de Estilo”, Josué Machado

“Manual de Teoria e Técnica Literária”, Orlando Pires

“Manual do Autor Roteirista”, Jackson Saboya

“Manual do Roteiro”, Syd Field

“Marcadores de Atenuação”, Margaret de Miranda Rosa

“Marcel Proust”, José Maria Cançado

“Métodos Críticos para a Análise Literária”, Daniel Bergez

“Mimesis e Modernidade”, Luiz Costa Lima

“Narrativa de Enigma”, Jacqueline Peixoto Barbosa

“Narrativas Verbais e Visuais: Leituras Refletidas”, Juracy Assmann Saraiva

“O Ato da Leitura – Uma Teoria do Efeito Estético”, Wolfgang Iser.

“O Bildungsroman Feminino: Quatro Exemplos Brasileiros”, Cristina Ferreira Pinto

“O Caminho das Pedras”, Ryoki Inoue

“O Desejo da Escrita em Italo Calvino: Para uma Teoria da Leitura”, Rita de Cássia Maia e Silva Costa

“O Diário de Leituras”, Anna Rachel Machado

“O Escritor e seus Fantasmas”, Ernesto Sábato

“O Estilo e suas Técnicas”, Marcelo Cressot

“O Fio de Ariadne, um Caminho para a Narração de Histórias”, Sueli Pecci Passerini

“O Herói”, Flavio R. Kothe

“O Leitor Criativo”, Gabriel Perissé

“O Léxico de Guimarães Rosa”, Nilce Sant’Anna Martins

“O Mundo de Henry Miller”, Esdras do Nascimento

“O Mundo Moderno – Dez Grandes Escritores”, Malcolm Bradbury

“O Narrador do Romance”, Ronaldo Costa Fernandes

“O Ofício de Escrever”, Ramón Nieto

“O Poder do Clímax”, Luiz Carlos Maciel

“O Português Popular Escrito”, Edith Pimentel Pinto

“O Prazer do Texto”, Roland Barthes

“O Processo Criador na Literatura Infantil”, Rossana Aparecida Vieira Maia Angelini

“O que é Leitura”, Maria Helena Martins

“O que é Romance Policial”, Sandra Lúcia Reimão

“O Romance Americano Moderno”, Jorge Zahar

“O Romance como Possibilidade de Ruptura Ideológica”, Inez Fornari

“O Romance de Lima Barreto e sua Recepção”, Maria do Carmo L. Figueiredo

“O Romance e a Voz”, Irene A. Machado

“O Romance Está Morrendo?”, Ferenc Feher

“O Romance Experimental e o Naturalismo no Teatro”, Émile Zola

“O Romance Francês a Partir de 1900”, René Lalou

“O Romance Picaresco”, Mario Gonzalez

“O Romance Social Brasileiro”, Benjamin Abdala Junior

“O Tempo na Narrativa”, Benedito Nunes

“Os Direitos do Escritor”, Alexander Solzhenitsyn

“Os Escritores: As Históricas Entrevistas da Paris Review”, Companhia das Letras

“Os Gêneros Literários”, Olavo de Carvalho

“Os Romances em Folhetins no Brasil (1830 à Atualidade)”, José Ramos Tinhorão

“Personae – Grandes Personagens da Literatura Brasileira”, Lourenço Dantas Mota e Benjamim Abdala Junior

“Por que Escrevo?”, José Domingos de Brito

“Por que Ler os Clássicos?”, Italo Calvino

“Prática do Roteiro Cinematográfico”, Pascal Bonitzer e Jean-Claude Carriére

“Protesto e o Novo Romance Brasileiro”, Malcolm Silverman

“Proust”, William Sansom

“Questões de Literatura – a Teoria do Romance”, Mikhail Bakhtin

“Regras Práticas para Bem Escrever”, Laudelino Freire

“Releitura de A Bagaceira”, Ângela Maria Bezerra de Castro

“Ritmo da Escrita: uma Organização do Heterogêneo da Linguagem”, Lourenço Chacon

“Romance de 30”, José Hildebrando Dacanal

“Romance de Formação em Perspectiva Histórica”, Marcus Vinicius Mazzari

“Romance Reportagem”, Neila Bianchini

“Romance-Reportagem”, Rildo Cosson

“Roteiro de Roteiro”, Roman Bruni

“Saramago, um Roteiro para os Romances”, Eduardo Calbucci

“Seis Passeios pelos Bosques da Ficção”, Umberto Eco

“Seis Propostas para o Próximo Milênio”, Italo Calvino

“Sociolingüística”, Dino Petri

“Tempo e Expressão Literária”, Raúl H. Castagnino

“Tempo e Narrativa”, Paul Ricoeur

“Teoria do Romance”, Donaldo Schuler

“Teoria do Texto: Prolegômenos e Teoria da Narrativa”, Salvatore D’Onofrio

“Teoria e Prática do Roteiro”, David Howard

“Uma História da Leitura”, Alberto Manguel

“Uma Poética do Romance: Matéria de Carpintaria”, Autran Dourado

“Uso e Mau Uso da Linguagem”, S. I. Hayakawa

“Vidas de Grandes Romancistas”, Henry Thomas e Dana Lee Thomas

“Você Já Pensou em Escrever um Livro?”, Sonia Belloto

“Vozes em Preto e Branco: A Representação Literária da Fala Não-Padrão”, Milton M. Azevedo

“Zola”, Henri Troyat

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