Nos dias atuais, estamos imersos em um cenário de constante evolução, onde a informação é onipresente e a dinâmica das mudanças é exponencial.
A atividade econômica enfrenta desafios inéditos devido à incerteza que permeia cada movimento. Isso realça a essencialidade do Direito Contratual e do profissional capacitado nesse campo, cujo conhecimento é vital para conduzir as operações de forma eficaz.
Os contratos, há tempos, são os pilares fundamentais para realizar os objetivos econômicos das partes envolvidas e para a circulação fluída de bens e serviços, sobretudo em sociedades voltadas ao consumo.
Entretanto, a concepção tradicional de contrato, moldada no século XIX sob a perspectiva do liberalismo pós-Revolução Francesa, já não se aplica plenamente. Antes considerado estático e inflexível, o contrato contemporâneo se revela dinâmico, flexível e em constante mutação. Sua natureza incompleta exige uma análise minuciosa em todas as fases, desde a concepção até o encerramento.
Estamos diante do desafio de compreender e adaptar-nos a essa nova realidade contratual, onde a dinamicidade e a capacidade de ajuste são essenciais para acompanhar as transformações no ambiente de negócios. Mais do que simplesmente seguir regras estabelecidas, é necessário protagonizar e influenciar essas mudanças para garantir relevância e eficiência.
*
Nesta semana foi o lançamento do trabalho “Consumo e Tecnologia: Desafios Contemporâneos”, da Escola Superior de Advocacia da OABRS.
Minha singela colaboração foi com o capítulo intitulado “QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E IMUTABILIDADE DOS CONTRATOS INTELIGENTES EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS NAS CIRCUNSTÂNCIAS”.
O e-book está disponível no site da ESA: https://www.esars.org.br/ebooks/91
Mais uma vez, reforço meus sinceros agradecimentos à Comissão responsável pela confiança e aos incansáveis esforços da @esaoabrs para garantir publicações de qualidade para o público.